Jornalismo em Angola: Liberdade continua a ser miragem

  • Faustino Diogo

Rope access technicians work to complete a huge portrait of former South African President Nelson Mandela on the windows of the Civic Center building in Cape Town. Mandela is recovering well from a lung infection which has kept him in a serious condition in hospital for a week.

A liberdade de imprensa em Angola ainda tem muito caminho a percorrer, queixam-se muitos daqueles que fazem do jornalismo a sua profissão.

Jornalismo em Angola: Liberdade continua a ser miragem

A liberdade de imprensa em Angola ainda tem muitos caminhos a percorrer, queixam-se muitos daqueles que fazem do jornalismo a sua profissão.

A falta de regulamentação da Lei da Imprensa aprovada há nove anos atrás é apontada pelo professor de comunicação social Celso Malavoloneque como uma das causas para à pouca liberdade de imprensa no país.

“Nove anos depois da lei de imprensa ser aprovada ainda não foi regulamentada, quando tinha um prazo máximo de regulamentação de noventa dias”, disse ele.

A criminalização do jornalista no exercício da sua profissão é outra situação que em nada contribui para uma imprensa livre”basta olhar para o número de jornalistas no país que nos últimos tempos têm sido condenados com penas de prisão”, acrescentou ainda.

A falta de liberdade de imprensa foi também reforçada por Teixeira Cândido do sindicato dos jornalistas angolanos que salientou as dificuldades de acesso à informação e falta de legislação.