Pepetela publica "Crónicas com Fundo de Guerra"

Pepetela publica "Crónicas com Fundo de Guerra"

Colectânea reúne textos publicados há quase vinte anos mas que, para o autor, retratam aspectos do presente, como a corrupção

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, mais conhecido por Pepetela

“Crónicas com Fundo de Guerra” é a mais recente obra literária de Artur Pestana Pepetela. Apresentada ao público no fim de Março, o livro comporta mais de trinta crónicas, que tinham sido publicadas no jornal português “O Público”, entre 1992 e 1995, com o título “Da Terra dos mitos”.

O autor decidiu, entretanto mudar o nome, porque as crónicas foram escritas após as eleições de 1992 e a seguir o processo de pacificação em Angola que deu lugar à guerra civil, entre o exército governamental e as forças militares da UNITA.

Pepetela concede autógrafos no lançamento do seu livro "Crónicas com Fundo de Guerra"

No acto de lançamento do livro, Pepetela referiu que os temas abordados há quase vinte anos, retractam, muitos deles, ainda aspectos do presente, como a corrupção, a falta de luz e água, os buracos nas estradas, as chuvas, a prostituição e a delinquência nas cidades de Luanda e Benguela.

O autor aborda vários assuntos como a reconstrução, e a ausência de serviços essenciais.

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela, é Prémio Camões de Literatura 1997 pelas suas obras literárias publicadas. O nosso repórter Pedro Dias conversou com Pepetela.