A polícia anti-motim e os moto-taxistas no Huambo entraram em confronto ontem, resultando na detenção de cerca de cinco "motoqueiros".
Testemunhas disseram à Voz da América que os moto-taxistas protestavam a morte de um dos seus companheiros que perdeu a vida quando fugia da perseguição policial na sequência de uma operação stop realizada pela polícia de viação e trânsito.
Segundo as fontes a policia seguia o "motoqueiro" em sentido contrário tendo o moto-taxista embatido contra outra motorizada que vinha na sua faixa de rodagem, provocando a morte de duas pessoas e deixando gravemente ferido um outro cidadão.
“Eles querem reduzir os acidentes e pioraram: perdeu-se duas vidas” disse uma das testemunhas para quem “ houve falta de prudência da parte da policia.”
A VOA tentou sem sucessos ouvir as autoridades do Huambo, mas à imprensa local, Fernando Mansão porta-voz da Policia Nacional negou o envolvimento das forças polícias no acidente, alegando que o carro da polícia não estava a perseguir a vítima.
Refira-se que a polícia no Huambo tem sido acusada de actos de brutalidade contra os mototaxistas durante as operações Stop.
Acidente teria sido causado por perseguição policial. Polícia nega essa versão dos acontecimentos