No último dia da campanha eleitoral os observadores internacionais reconheceram o bom clima que dominou a campanha eleitoral até ao momento.
De acordo com Fernando França Van-Dúnem líder do grupo de observadores da CPLP tudo tem decorrido num clima de normalidade. França Van-Dúnem disse esperar que todo o processo se culmine sem sobressaltos e que esta é a vontade de todos os países membros da comunidade de lingua portuguesa.
Hoje, seis dos dez candidatos organizaram o comício de fim da campanha na cidade de São Tomé. A iniciativa fez convergir milhares de apoiantes na capital que mais tarde vão partir em passeatas pelos diversos bairros residenciais do país.
A Polícia Nacional anunciou o reforço dos dispositovos de segurança. Para garantir a seguranças pública e o bom desenrolar destas eleições a Policia Nacional tem o apoio das forças armadas através da criada de brigadas de ptrulhamento.
Na emissão de hoje, a Voz da América ouviu os candidatos Elsa Pinto e Aurélio Martins todos do partido MLSTP/PSD.
Antigo emigrante santomense em Angola, Aurélio Martins que se apresenta como candidato o partido na oposição, assumiu a liderança dessa formação política anos depois de ter regressado ao país e ter investido em acções filantrópicas que lhe valeram o actual reconhecimento popular. Ele apresenta-se como o candidato legítimo do partido da independência.
Ouça a reportagem de Óscar Medeiros...
Um outro candidato que vem das fileiras do MLSTP/PSD é Elsa Pinto. Antiga ministra da defesa Pinto assume-se como o espelho de uma nova geração de políticos. A sua candidatura é vista pela cúpula partidária como um acto de desobediencia política.
Óscar Medeiros acompanhou a sua campanha...
Neste último dia da campanha eleitoral os candidatos organizam comícios na capital antes de partirem em passeatas pelos principais bairros populacionais.
É um ambiente de festa, entretanto marcado por algum nervosismo que obriga o reforço das equipas de segurança por parte da polícia.
Os observadores internacionais também vâo acompanhar as eleições visitando as assembleias de voto no Domingo e assistindo o evoluir da reacção popular.