Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, mais conhecido por Pepetela
“Crónicas com Fundo de Guerra” é a mais recente obra literária de Artur Pestana Pepetela. Apresentada ao público no fim de Março, o livro comporta mais de trinta crónicas, que tinham sido publicadas no jornal português “O Público”, entre 1992 e 1995, com o título “Da Terra dos mitos”.
O autor decidiu, entretanto mudar o nome, porque as crónicas foram escritas após as eleições de 1992 e a seguir o processo de pacificação em Angola que deu lugar à guerra civil, entre o exército governamental e as forças militares da UNITA.
No acto de lançamento do livro, Pepetela referiu que os temas abordados há quase vinte anos, retractam, muitos deles, ainda aspectos do presente, como a corrupção, a falta de luz e água, os buracos nas estradas, as chuvas, a prostituição e a delinquência nas cidades de Luanda e Benguela.
O autor aborda vários assuntos como a reconstrução, e a ausência de serviços essenciais.
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela, é Prémio Camões de Literatura 1997 pelas suas obras literárias publicadas. O nosso repórter Pedro Dias conversou com Pepetela.