O secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe chamou oportunistas a todos os líderes políticos da oposição que evocam um estatuto autónomo para Cabinda como forma de se acabar com as reivindicações independentistas.
Tais intenções segundo Bento Bembe são eleitoralistas e visam somente distrair a população de Cabindas suas realidades histórico-geográficas e do seu reconhecimento como povo.
O também líder do Fórum Cabindes para o Diálogo disse não reconhecer ter havido de qualquer instituição angolana uma manifestação de se conferir um estatuto autónomo para Cabinda e classifica esses discursos de eleitoralistas e falsos porque ninguém teria no seu dizer uma coragem política para conferir aos cabindas um estatuto de autonomia administrativa e política.
Seis anos depois da assinatura do memorando de entendimento para a paz e reconciliação para o enclave Bento Bembe disse ser difícil erradicar o sentimento independentista na população de Cabinda por causa dos índices elevados de pobreza, subdesenvolvimento e sobretudo da má gestão dos fundos públicos alocados para a região.