O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, vê com boas expectativas a projecção de um novo relacionamento entre os EUA e África, acreditando que a iniciativa do Presidente norte-americano não será para contrapor os interesses da China no continente africano.
Em entrevista à VOA, a chefe da diplomacia guineense aborda as relações entre o seu país e os Estados Unidos, a criação da força da CEDEAO para combater instabilidade na região, a situação na Guiné-Bissau, que ela classifica de estável.
O presidente da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso, diz que desenvolvimentos significativos surgiram da Cimeira de Líderes de África e EUA deste ano em Washington.
Numa extensa entrevista à Voz da América o Presidente angolano João Lourenço negou que estivesse à procura de um terceiro mandato Presidencial e refutou a ideia de que a proposta de nova divisão administrativa do país tenha como objectivo protelar as eleições autárquicas.
Esta semana teve lugar a cimeira EUA-África em Washington. Foram vários os eventos, os encontros de alto nível. Houve acordos firmados, parecerias prometidas e firmadas. E no fim uma "foto da família".
Estados Unidos e Cabo Verde assinaram um acordo de parceria no âmbito da Defesa focado em capacitação da marinha naval cabo-verdiana para a proteção das águas cabo-verdianas. O acordo foi assinado durante a Cimeira Estados Unidos-África que decorreu entre 13 e 15 de Dezembro.
A ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, encontra-se a participar da cimeira EUA-África em Washington. Em entrevista à VOA, ela abordou as razões da pouca presença de cooperação e de investimentos americanos no país e também abordou casos de violência política.
Da cimeira de três dias entre líderes africanos com os líderes dos Estados Unidos, em Washington DC, Angola sai com um acordo de 2 biliões de dólares para o sector da energia.
Carregar Mais