Angola e Cabo Verde poderão, a partir do próximo ano, enviar militares para estudar em Moçambique, ao abrigo de um acordo, em fase de negociação, entre os ministérios da Defesa Nacional dos três países.
Para o efeito, os chefes do Estado Maior das Forças Armadas das Repúblicas de Angola e de Cabo Verde visitaram, no último fim-de-semana, a Academia Militar Marechal Samora Machel, em Nampula.
O general Geraldo Nunda, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Angola, falando depois da visita à Academia Militar, mostrou-se visivelmente satisfeito sobre o que viu e sobre as informações sobre o funcionamento daquela Academia.Porém, evitou entrar em detalhes em relação ao número de estudantes que o seu executivo deverá mandar no primeiro ano da cooperação.
Por outro lado, o general Fernando Carvalho Pereira, Chefe do Estado Maior de Cabo Verde, também disse o mesmo, mas avançou, entretanto, que o projecto de colocar cadetes na Academia Militar de Moçambique foi elaborado durante da visita do presidente cabo-verdiano à Moçambique, efectuada em Novembro do ano passado e, então, entregue ao presidente Armando Guebuza.
A Academia Militar Marechal Samora Machellecciona cursos de nível superior nas áreas militar e civil.
Os chefes do Estado Maior das Forças Armadas das Repúblicas de Angola e de Cabo Verde visitaram a Academia Militar Marechal Samora Machel, em Nampula