Passos Coelho de visita a Angola
O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, está em Angola para discutir com o presidente da República, José Eduardo dos Santos, os preparativos para a próxima cimeira bilateral Portugal – Angola.
Durante a sua estadia de dois dias em Luanda Passos Coelho vai ainda participar num fórum de negócios, visitar infra-estruturas e contactar a comunidade portuguesa no país.
Numa entrevista à Rádio Nacional de Angola, o primeiro-ministro português excluiu a possibilidade de assinatura de qualquer acordo de cooperação durante a sua estadia.
Declarou estar em Luanda para "abrir a agenda" dos trabalhos preparativos da próxima cimeira Angola - Portugal. E disse que serão os ministros do seu governo, em visitas posteriores que prepararão os acordos bilaterais a assinar na cimeira.
A participação de Angola na economia portuguesa mereceu o pronunciamento de Passos Coelho que vê com bons olhos a possível entrada directa da Sonangol no capital da petrolífera portuguesa Galp.
"O estado português não tem nenhuma objecção e uma participação directa da Sonangol na Galp", disse o chefe do executivo português, acrescentando que "para esse efeito terá que comprar a algum dos outros accionistas" essa sua participação.