A cantora caob-verdiana, Cesária Évora, de 70 anos, anunciou em Paris o fim da sua carreira artística por causa da degradação do seu estado de saúde.
Cesária, que tinha feito o seu último espectaculo em França no mês de Abril, no Grand Rex, foi forçada a cancelar os concertos futuros.
Problemas de saúde surgidos após várias intervenções cirurgicas, a que foi submetida no passado, entre os quais uma operação ao coração em Maio de 2010, terão sido a causa deste abandono.
Cesária Évora tornou-se conhecida do grande público em 1992, com o lançamento do seu terceiro álbum, "Miss Perfumado", e dois concertos num Teatro de Paris.
Apesar de tardio. sucesso internacional de Cesária, cuja carreira começou há 50 anos, jamais parou. A sua célebre música Sodade assegura a sua notoriedade. Ela ganhou o Grammy Award do melhor álbum em 2003 com o disco Voz d'Amor.
Ouça a edição do Artes e Espectaculos desta semana que fala do percurso e das circunstâncias que marcaram o anúncio do fim da carreira de Cesária Évora.