Na Zâmbia, Michael Sata, o líder da Frente Patriótica tomou hoje posse como presidente.
Sata conseguiu uma vitória eleitoral folgada derrotando o presidente cessante Rupiah Banda.
Na sua primeira alocução, o presidente Sata regressou aos temas da sua campanha eleitoral: a reafirmação do primado da lei e a luta contra a pobreza e a corrupção.
Prometeu igualmente um corte nas despesas governamentais.
Sata, o quinto presidente zambiano, estava acompanhado do seu antecessor e do primeiro presidente zambiano Keneth Kaunda, e foi saudado efusivamente por milhares de apoiantes provenientes de todo o país.
A vitória de Sata e da sua Frante Patriótica vem por termo a duas décadas de liderança do Movimento para a Democracia Multipartidária.
Antes da tomada de posse o presidente cessante Rupiah Banda dirigiu-se à nação para assumir a derrota: “ chegou a vez de me retirar. Chegou a vez de um novo líder. É tempo de dizer adeus”, disse ele.
Banda agradeceu ao povo zambiano o privilégio de ter sido presidente, mas, salientou que chegou a altura de apoiar o novo presidente: “ apelo a todos para que se unam no apoio ao novo presidente. Ele pode ter ideias diferentes mas ambos queremos a mesma coisa: uma Zâmbia melhor.”
Muitos zambianos louvaram entretanto o modo como Banda deixou a presidência afirmando que se tratava de um exemplo para outros líderes africanos incapazes de aceitarem a derrota.
Sata conseguiu uma vitória eleitoral folgada derrotando o presidente cessante Rupiah Banda.