O deputado português João Soares disse em Luanda que o líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, morto em combate há dez anos, tem um papel incontornável na história de Angola e da África.
Conhecido pela sua longa amizade com a UNITA, o deputado socialista foi um dos convidados a participar na conferência sobre a vida e a obra de Jonas Savimbi organizada por ocasião do décimo aniversário da morte do ex-líder rebelde.
João Soares disse reconhecer os erros cometidos por Savimbi, enquanto líder militar, mas defendeu que não aceitava que se renegasse o papel histórico desempenhado pelo nacionalista angolano.
“ Isso, disse Soares, é o que os adversários dele não querem reconhecer e que é a todos os títulos justo reconhecer”.
“Todos temos a consciência, acrescentou o deputado português, que durante uma vida tão grande e tão recheada houve momentos menos bons e momentos sombrios durante os quais se cometeram erros graves mas que foram sempre reconhecidos pelo próprio Savimbi”.
João Soares realçou a “valia notável de Jonas Savimbi na história de Angola e na história africana”.
Segundo ele o simples facto da existência da UNITA e da persistência do seu líder “em usar da palavra em todas as circunstâncias obrigaram a que a questão do pluralismo político e da democracia plural se pusessem em Angola muito antes da queda do muro de Berlim”.
Ouça a reportagem do Venâncio Rodrigues.
João Soares realçou a “valia notável de Jonas Savimbi na história de Angola e na história africana”.