Links de Acesso

Cabo Verde quer estatuto de Património Mundial para Tarrafal


Cabo Verde quer estatuto de Património Mundial para Tarrafal
Cabo Verde quer estatuto de Património Mundial para Tarrafal

Fundamental Cabo Verde contar com o apoio de outros países africanos de língua portuguesa

As autoridades cabo-verdianas estão a trabalhar empenhadamente para que a UNESCO reconheça o valor histórico do ex Campo de Concentração do Tarrafal, atribuindo à antiga colónia prisional mandado construir pelo regime Salazarista, o estatuto de “Património Mundial”.

Em entrevista exclusiva a VOA, o presidente da Câmara municipal do Tarrafal de Santiago, João Domingos Correia, disse que o actual ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, que por sinal é um tarrafalense, está seriamente engajado nesta campanha. O autarca destaca também a manifestação de apoio de outros quadrantes políticos, oriundos sobretudo de Portugal.

O presidente da Câmara do Tarrafal considera ser fundamental Cabo Verde contar com o apoio de outros países africanos de língua portuguesa, porquanto o ex Campo de Concentração não se resume apenas a vida do arquipélago, já que cidadãos sobretudo de Angola e Guiné Bissau, também viveram as agruras da prisão considerada por “morte lenta”.

Tal como aconteceu com a Cidade Velha, as autoridades cabo-verdianas querem que o ex Campo de Concentração do Tarrafal seja classificado pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade.

XS
SM
MD
LG