Sul-africanos homenageiam Nelson Mandela
O antigo combatente pela Independência de Cabo Verde, ex-primeiro-ministro e ex-presidente do seu país Pedro Pires enalteceu a figura de Nelson Mandela como combatente, estadista e ser humano.
“O Brasil e o povo brasileiro se inclinam diante da sua memória”, disse a presidente brasileira Dilma Roussef antes de fazer a sua intervenção na cerimónia de abertura.
A trajectória, a luta e o legado do líder pela voz dos chefes de Estado dos países de língua portuguesa.
Antigo presidente sul-africano tomou unilateralmente a decisão que conduziu o ANC a negociar o fim da política de segregação racial com o regime do apartheid.
José Eduardo dos Santos referiu que Nelson Mandela inaugurou "uma era de liberdade, igualdade e convivência democrática na República da África do Sul".
O antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela, morreu com 95 anos de idade. Por todo o mundo se chora a perda do primeiro presidente negro da África do Sul.
Diplomatas, agentes económicos, académicos e jornalistas moçambicanos apelam à liderança sul-africana para garantir a preservação e a consolidação do legado de Nelson Mandela.
O preso mais famoso do século 20 foi o activista sul-africano e mais tarde presidente, Nelson Mandela.
À hora da sua morte, Nelson Mandela, era uma personalidade tão admirada nos Estados Unido como no resto do Mundo. Mas, nem sempre foi assim. A sua imagem nos Estados Unidos sofreu uma evolução de comunista a herói antiapartheid.
O incontornável líder pan-africano fará parte da memória dos que sempre acompanharam o seu percurso histórico.
Ela é a única mulher no mundo que foi primeira-dama em dois países diferentes. Graça Machel foi casada com o primeiro presidente de Moçambique e, depois viúva, casou-se com Mandela.
Carregar Mais