Parlamento sul-africano vai discutir impugnação de Jacob Zuma

Jacob Zuma

O parlamento sul-africano indicou hoje que vai esta semana deliberar sobre procedimentos a seguir para se impugnar o presidente Jacob Zuma.

O anúncio foi feito poucos dias depois do Tribunal Constitucional ter decidido que o parlamento não tinha cumprido o seu dever ao não responsabilizar Zuma pelo uso de fundos públicos em obras na sua residência privada.

O mês passado o tribunal considerou o presidente culpado de violar o seu juramento presidencial ao recusar-se a devolver os fundos usados e deu ordens para a Assembleia Nacional elaborar procedimentos que possam ser usados para a sua impugnação.

Um sub-comité do parlamento disse que se vai reunir Quarta-feira e Quinta-feira “para deliberar num projecto de procedimentos para aplicar a secção 89 (1) da constituição” sobre a remoção do presidente.

O sub-comité parlamentar disse que logo que terminar esse projecto o mesmo será enviado ao parlamento para adopção “de acordo com o empenho da assembleia em cumprir totalmente com a decisão da maioria do Tribunal Constitucional”.