Jovem que estuda na Rússia cria site para conectar são-tomenses

  • Danielle Stescki

Edmilbe Ramos, estudante são-tomense

Falta apenas um semestre para Edmilbe Ramos terminar o curso em tecnologias de informação na Universidade Russa Amizade entre os Povos. Em Moscovo desde outubro de 2013, ele diz que o tempo passou depressa.

Os desafios foram vários: aprender uma nova língua; adaptar-se a uma nova cultura; acostumar-se a ficar longe dos familiares; aprender a viver com estrangeiros; enfrentar o severo inverno russo.

“A Rússia é um país difícil. Eu tive a oportunidade de passar pelo Marrocos. Achava que lá seria melhor que a Rússia, mas é a mesma coisa."

Ramos destaca que o importante é o estudante ter uma meta clara para poder superar as dificuldades quando elas aparecerem.

Alunos santomenses em Moscovo na aprovação do estatuto da asssociação

Foi ao adquirir experiência e participar de várias atividades em Moscovo que Edmilbe Ramos decidiu criar um site para conectar são-tomenses. Em 2016, enquanto presidente da Associação dos Estudantes São-Tomenses em Moscovo, criou o site www.pastp.com.

Lá as pessoas podem ler notícias sobre o que acontece na Rússia, ficar sabendo sobre os custos do alojamento, alimentação e transporte. Podem ver álbums de fotos, ler artigos e trabalhos científicos.

“Vão conhecer Moscovo sem estar em Moscovo."

Alunos são tomenses no exterior, que moram fora da Rússia também participam enviando fotos, artigos e informações para o site.

“Eu sempre quis pôr a minha formação em prática. Tanto que escolhi estudar tecnologias de informação, porque poderia nos ajudar muito, não só a mim, mas a São Tomé em geral.

Edmilbe Ramos tem vários planos para o futuro. Para saber sobre eles, confira a entrevista na íntegra.

Your browser doesn’t support HTML5

Entrevista com Edmilbe Ramos