Angola possui apenas 6 mil e 700 médicos para cerca de 25 milhões de habitantes, havendo 2.258 desses profissionais no desemprego e sem qualquer vínculo com o Ministério da Saúde, revelou a ministra Sílvia Lutukuta.
Your browser doesn’t support HTML5
Em entrevista à televisão pública, a governante reconheceu falhas no que toca ao recrutamento de profissionais apesar de a conjuntura financeira também não facilitar.
Entretanto, o médico e deputado à Assembleia Nacional, Maurilio Luyele considera estranho que uma parte significativa dos médicos nacionais formados nos últimos anos continue sem vínculo com o Ministério.
O Maurilio defende que os próximos orçamentos sejam suficientes para a contratação de mais profissionais, ao mesmo tempo que sugere que seja priorizada a formação especializada dos profissionais da classe.
A ministra da Saúde anunciou que 5.005 profissionais de saúde serão recrutados pelo Ministério da Saúde, ainda este ano entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e pessoal de apoio, que serão colocados nos municípios.