Angola: Huíla aposta forte no turismo

  • Teodoro Albano

Serra da Leba, Lubango

As autoridades da Huíla estão apostadas em fazer da província um grande destino turístico do país. Neste momento a prioridade passa em melhorar o acesso das chamadas zonas tradicionais de interesse turístico com realce para o Cristo Rei, Cascata da Huíla, Fenda da Tundavala e outros.

As autoridades da Huíla estão apostadas em fazer da província um grande destino turístico do país.

Neste momento a prioridade passa em melhorar o acesso das chamadas zonas tradicionais de interesse turístico com realce para o Cristo Rei, Cascata da Huíla, Fenda da Tundavala e outros.

As visitas turísticas na região têm vindo a subir nos últimos anos.

O Serviço de Migração e Estrangeiros confirma que os pedidos de vistos de turismo para a Huíla aumentaram pouco depois do fim da guerra;

“ Neste particular pelo menos temos estado a notar o incremento dos estrangeiros que entram com visto de turismo e acreditamos que vêm mesmo para fazer turismo”.

O porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros na Huíla, António Samuel Boca.

Os preços aplicados hoje pelas unidades hoteleiras são competitivos no mercado, mas podem ser melhorados caso sejam atenuados os custos com a água e luz apontados ainda como embaraços neste ramo de actividade, alerta Joaquim Silva da Associação de Hotelaria e Turismo da Huíla;

“ Sem água e sem energia não podemos fazer hotelaria se tivermos que primar ou pugnar pela higienização das unidades hoteleiras, o hotel não pode e nem deve sobreviver com água comprada em reservatório, não senhor! Eu alimentar um hotel com pelo menos cento e tal camas um hotel de 5, 3, 4 estrelas por exemplo, ser alimentado por um gerador que não é menos de 100 KVA´s, imaginemos quantos litros de gasóleo são necessários para accionar este gerador? Quanto custa o combustível? Quantas horas trabalhamos para satisfazer as vontades dos utentes que estão alojados no meu hotel?”.

O chefe do Departamento de Hotelaria e Turismo da Huíla, João Silvestre, acredita que o futuro é promissor;

“ A quantidade de quartos e a qualidade das unidades hoteleiras têm resolvido o problema dos turistas que se deslocam a esta província. Neste preciso momento posso dizer que o turismo ao nível da província é um sector promissor que está a corresponder ao crescimento que o país tem”.

Oito unidades hoteleiras que poderão passar para 12 até 2012, dezenas de aldeamentos turísticos, pensões, hospedarias e belíssimas áreas de atracção turística fazem as delícias de quem visita a província da Huíla.