Os funcionários públicos terão que esperar por um eventual aumento salarial e as negociações para o efeito, vão ter lugar já em Setembro próximo, afirmou o ministro guineense das Finanças.
José Mário Vaz falava na cerimónia de apresentação dos resultados preliminares que a missão do Fundo Monetário Internacional efectuou a Bissau. O titular da pasta das finanças adverte ainda que as condições para o aumento salarial assentariam no alargamento da base tributária e combater aquilo que qualificou de ruptura no Orçamento Geral do Estado.
O Ministro guineense das Finanças falou na mesma ocasião em que o Chefe da Missão do FMI, Paulo Drumond, afirma que as perspectivas económicas a curto prazo para a Guiné-Bissau são boas. Afirma mesmo que o cenário revela sinais muito optimistas.
Guiné-Bissau apresenta aspectos positivos para curto prazo – salienta Paulo Drumond, Chefe da Missão do FMI, que terminou a sua visita ao país, numa altura em que se desenha o aumento salarial na Função Publica, perante olhares atentos dos sindicatos representativos da classe trabalhadora, que já defendem um aumento substancial para compensar o custo de vida.