Coreia do Norte vai lançar míssil balístico

Supõe-se também que Pyongyang esteja prestes a realizar um terceiro teste nuclear.

A Coreia do Norte está a preparar-se para lançar ainda esta semana um novo foguetão levando a bordo um satélite. Supõe-se também que Pyongyang esteja prestes a realizar um terceiro teste nuclear.

Imagens obtidas através de satélites demonstram a existência de um novo túnel junto ao local onde a Coreia do Norte efectua os seus testes nucleares.

De acordo com os serviços secretos sul-coreanos a escavação do novo túnel estaria praticamente terminada.

Analistas afirmam que Pyongyang pretende demonstrar ao Mundo que é capaz de efectuar um teste nuclear a qualquer momento.

Paralelamente a Coreia do Norte colocou já numa rampa de lançamento o foguetão “Unha-3”. Trata-se de um veículo semelhante ao míssil balístico de 3 andares propulsionado com combustível liquido que sobrevoou o Japão há 3 anos atrás.

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul, a União Europeia e o Japão condenaram entretanto o planeado lançamento afirmando que se trata de uma clara violação das sanções das Nações Unidas proibindo Pyongyang de utilizar tecnologia de mísseis balísticos.

O responsável da rampa de lançamento, Jang Myong Jin, respondeu dizendo que a Coreia do Norte tem o direito de proceder ao lançamento do foguetão.

Falando à imprensa no local do lançamento, Jang afirmou que durante as recentes conversações com entidades oficiais americanas, a Coreia do Norte deixou bem claro que a sua promessa de moratória só se aplicava a mísseis de longo-alcance e não à colocação de satélites em órbita.

Segundo analistas sul-coreanos, os cientistas norte-coreanos tiveram tempo suficiente desde a sua última tentativa para melhorar as suas capacidades técnicas.

A Coreia do Norte teria também partilhado ultimamente tecnologia com o Irão, um país que já colocou com sucesso 3 satélites em órbita.