Links de Acesso

Índia está pronta a desempenhar um papel ativo para o alcance da paz na Ucrânia, diz Modi


Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e Presidente da ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e Presidente da ucraniano Volodymyr Zelenskyy.

Modi afirma que a Índia apoia a integridade territorial e a soberania da Ucrânia


Durante uma visita à Ucrânia, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou que Nova Deli está pronta a desempenhar um papel ativo “como amigo” nos esforços para alcançar a paz e sublinhou a necessidade de conversações entre a Rússia e a Ucrânia.

Os comentários de Modi foram feitos na sexta-feira, 23, em Kiev, ao lado do Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, depois de os dois líderes terem mantido conversações sobre o conflito que eclodiu há mais de dois anos após a invasão russa.

“O caminho para a resolução do conflito só pode ser encontrado através do diálogo e da diplomacia. E devemos avançar nessa direção sem perder tempo. Ambas as partes devem sentar-se juntas para encontrar uma saída para esta crise”, afirmou Modi.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, dá as boas-vindas ao Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, em Kiev, Ucrânia, a 23 de agosto de 2024.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, dá as boas-vindas ao Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, em Kiev, Ucrânia, a 23 de agosto de 2024.

A primeira visita de um primeiro-ministro indiano à Ucrânia ocorreu seis semanas depois de Modi se ter encontrado com o Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo.

Modi negou que a Índia, que tem sido criticada por Kiev e pelos seus aliados ocidentais por não ter condenado a agressão russa, tenha adotado uma posição neutra na guerra. “Tomámos um partido e defendemos firmemente a paz”, afirmou. A Índia apoia a integridade territorial e a soberania da Ucrânia.

Antes de iniciarem as conversações, Modi e Zelenskyy visitaram um memorial em homenagem às crianças ucranianas mortas durante o conflito. “As crianças de todos os países merecem viver em segurança”, escreveu Zelensky num post na prede social X, antigo Twitter. “Temos de tornar isto possível”.

Modi disse: “O meu coração está com as famílias das crianças que perderam as suas vidas”.

A visita de Modi a Moscovo, a 8 e 9 de julho, coincidiu com os ataques de mísseis russos a um hospital pediátrico e a outros alvos na Ucrânia, que mataram civis.

Na sexta-feira, 23, Zelenskyy classificou a visita de Modi como “amigável” e simbólica - que ocorreu um dia antes do Dia da Independência da Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, disse aos jornalistas que grande parte das conversações entre Modi e Zelenskyy centrou-se no conflito.

“Na minha opinião, talvez tenhamos levantado questões ou assinalado assuntos que eles (Ucrânia) podem não ter conhecimento. O Presidente do Conselho da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou que o conflito é uma questão muito complexa, mas que pode haver várias formas de abordar a paz.

Na Ucrânia, a visita de um aliado próximo de Moscovo é vista como parte de uma tentativa diplomática para obter um maior apoio dos países que assumiram uma posição neutra no conflito.

A visita de Modi a Kiev foi significativa porque Nova Deli “tem realmente uma certa influência” sobre Moscovo, disse à Reuters Mykhailo Podolyak, um conselheiro do gabinete do presidente ucraniano.

Segundo os analistas, a viagem de Modi é também um sinal de que, embora a Índia não se tenha juntado aos países ocidentais no isolamento da Rússia, quer construir laços independentes com ambos os países.

Fórum

XS
SM
MD
LG