Links de Acesso

Moçambique em alerta laranja devido ao ciclone Dikeledi


Ciclone Chido em Moçambique, 2024
Ciclone Chido em Moçambique, 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) emitiu hoje um aviso laranja face à entrada da tempestade tropical severa Dikeledi no canal de Moçambique, prevendo a sua evolução para ciclone tropical intenso, ameaçando a região, que foi recentemente palco do ciclone Chido.

A tempestade atingiu a costa norte de Madagáscar como ciclone no sábado, 11, e enfraqueceu, tornando-se uma tempestade tropical severa, mas espera-se que recupere a intensidade à medida que se aproxima também de Mayotte.

Em Moçambique, o ciclone deverá afetar essencialmente a província de Nampula, com o aviso a envolver os distritos de Angoche, Ilha de Moçambique, Meconta, Memba, Mogincuala, Moma, Monapo, Mossurril e Nacala Porto.

De acordo com o INAM, a distância mínima que o sistema irá aproximar-se da costa moçambicana é de cerca de 150 quilómetros.

Ciclone Chido colocou norte de Moçambique em situação de emergência, diz OCHA
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

Dados oficiais indicam que pelo menos 120 pessoas morreram e outras 868 ficaram feridas durante a passagem do ciclone Chido no norte e centro de Moçambique.

O ciclone afetou 687.630 pessoas, o correspondente a 138.037 famílias, nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, no norte, e Tete e Sofala, no centro.

Fórum

XS
SM
MD
LG