Os Estados Unidos da América anunciaram nesta terça-feira, 12, a concessão de um financiamento adicional de 400 milhões de dólares para o alargamento dos serviços de prevenção e tratamento do HIV e Sida em Moçambique.
O financiamento foi formalizado através de um acordo assinado pelo embaixador americano em Maputo, Dean Pitman, e a ministra da Saúde, Nazira Abdula.
O valor vai operacionalizar o Plano Operacional Contra a chamada doença do século, cobrindo o período que vai de Outubro deste ano a Setembro de 2018.
A iniciativa pretende controlar a epidemia através da identificação de casos e aumento do acesso ao Tratamento Antirretroviral (TARV), que terá como foco a província central da Zambézia por ser a região com maior número de afectados e menos pessoas assistidas pelo programa.
Os Estados Unidos já investiram em Moçambique mais de três mil milhões de dólares em assistência ao HIV e Sida, através do programa PEPFAR.
Dados oficiais indicam que cerca de 13,2%.da população vive com o vírus da doença, o que corresponde a cerca de dois milhões de pessoas, uma das taxas mais altas no mundo.