Os Estados Unidos da América estão a avaliar os programas por si financiados que visam a prevenção dos desastres naturais na região sul de Angola.
Para constatar estes programas a embaixadora norte-americana, Helen La Lime, depois de ter estado no Cunene está a trabalhar na Huíla antes de seguir para a província do Namibe.
À frente de uma delegação que integra quadros da agência norte-americana para o Desenvolvimento, (USAID), Helen La Lime, disse que está a avaliar os resultados dos programas em curso“
"Estou aqui para compreender um pouco o resultado destes programas (e) para compreender a situação na área da seca e cheias este ano”, disse a diplomata.
Perante a escassez de água na região, a diplomata norte-americana alerta para importância das chuvas para a mitigação do fenómeno.
Na província do Cunene, a mais afectada pela seca, Helen La Lime, disse ter constatado com agrado o empenho das autoridades em ultrapassar a actual crise.
“Vi projectos que estão a ser feitos de uma maneira organizada”, disse.
“ Vi líderes angolanos que têm apreendido dos projectos e estão a trabalhar com grande empenho com outros grupos para que esta sabedoria se passe de outros, mas também compreendi que há uma preocupação com as chuvas este ano e esperemos que elas este ano sejam fortes”, acrescentou.