Pedro Pires reage ao Prémio Mo Ibrahim
O antigo presidente de Cabo-Verde foi galardoado pela Fundação do multi-milionário sudanês Mo Ibrahim, que recompensa os chefe de Estados africanos que deixaram o poder de forma democrática e pacífica.
Há dois anos que o Prémio Mo Ibrahim da boa governação não era atribuido por falta de candidatos que preenchessem os requisitos impostos pelo júri.
A decisão de atribuir o prémio deste ano ao presidente cabo-verdiano foi tomada em Londres na ultima reuniao do júri realizada no Domigo último.
O nome de Pedro Pires acabou por fazer o consenso numa lista em que estavam vários outros candidatos entre eles John Kufuor do Ghana, Fradique de Menezes de São Tomé e Príncipe.
Os 5 milhões de dólares do prémio representam antes de tudo um tributo a aqueles que durante o periodo que tiveram em mãos os destinos dos seus países souberam geriram com parcimonia, justiça e transparencia os bens públicos.
A Voz da América falou com o antigo presidente Cabo-verdiano para saber o que muda na sua vida com o prémio, e quais serão as suas atribuições no futuro.
Ouça o segmento sonoro no início desta página...