Tendo em vista alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a TESE - Associação para o Desenvolvimento, uma ONG portuguesa tem em curso, em São Tomé e Príncipe, projectos desenvolvidos pelos Engenheiros Sem Fronteiras e visando aumentar o acesso à alfabetização de crianças e de adultos, em particular de mulheres.
Sara Dourado, a coordenadora na TESE do projecto Escolas Solares em São Tomé e Príncipe, referiu à Voz da América, que o projecto foi implementado de parceria com o ministério da Educação, Cultura e Formação daquela nação.
Sara Dourado referiu igualmente que o projecto Escolas Solares de São Tomé e Príncipe, abrange 42 salas de 31 escolas, aumentando em 28 mil o número de horas de aulas/ano, para apoiar e melhorar os serviços de gestão escolar, e capacitar técnicos em manutenção e instalação de sistemas de energia solar.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, São Tomé e Príncipe encontra-se na centésima nona posição em 179 nações na listagem mundial de alfabetização.