Na sua primeira homilia ontem, domingo «18.09» na paróquia São Pedro, Sê Catedral da Diocese do Namibe, em acto que marcou igualmente o seu empossamento, Dom Dionísio Hisilenapo o novo pastor Católico, que veio das terras do rei Mandume, província do Cunene, disse também que traz a consciência desarmada.
O prelado recordou da morte prematura do primeiro Bispo do Namibe Dom Mateus Tomas, seu antecessor, em consequência do trágico acidente de viação na província de Benguela á 30 de Outubro do ano passado, em apenas 15 meses de reinado episcopal1, que inviabilizou os projectos religiosos e sociais em carteira..
«Trago a consciência desarmada e vim conjugar convosco o verbo aprender, ser cristão convosco e bispo para vós, para edificarmos esta igreja que perdeu tão cedo o seu primeiro bispo Dom Mateus Tomas que neste momento acredito que intercede por todos nós», disse.
Também conhecedor da historia universal e da realidade costumeira das comunidades que habitam nesta região sul de Angola «grupo etnolinguístico Herero», ressaltou os autóctones Ovakuvales, até então excluídos nos vários projectos sociais do estado e maior parte deles longe de professar qualquer religião, realçou que esta população, tem fé e sabe resistir e vencer as intempéries, tal como a planta Welwitshia, localmente conhecida por Otombwa, o novo bispo veio para abençoá-los.
«Este povo Ovakuvales, com os pés descalços enfrentam o deserto a procura da pastorícia, procurando a vida para os seus animais, tornaram-se homens temperados, mulheres fortes, alimentando-se de leite e carne, procurando sobrevivência através do areal, enfim, das dunas, do Otombwa, que tornou-se planta rara e típica. A realidade desta planta que chama “Welwitshia Mirabilis”, que vós chamais correctamente Otombwa, que demonstra a sua profundidade e sua raridade, o bispo Dionísio veio ao vosso encontro para o tornardes forte como esta planta», afirmou Dom Dionísio
A Governadora do Namibe Cândida Celeste da Silva qualificou a igreja, num parceiro importante não só na pacificação dos espíritos como também no desenvolvimento harmonioso e respeito pelos valores da pessoa humana..
«Senhor Bispo precisamos do seu afecto e do seu conhecimento, precisamos o senhor bispo para nos abrir os nossos corações e nos orientar espiritualmente naquilo que é bom, para fazer de Angola um país saudável com famílias sãs» referiu-se
O Administrador Apostólico, enquanto diocese vagante, Dom Zacarias Camuenho, finalmente com este acto de empossamento de Dom Dionísio Hisilenapo, termina igualmente o seu reinado a governante.
Ao despedir-se, agradeceu a todos que tornaram realizável o seu trabalho, agradeceu igualmente ao santo padre Bento XVI, ao arcebispo do Lubango Dom Mbilingi e aos governantes da Província do Namibe pelo carinho e estima
O Núncio Apostólico, Dom Novatos Rungambwe considera gratificante trabalhar com as famílias, no domínio das vocações para auto-depencias da Diocese nos próximos tempos.
Dom Dionísio Hisilenapo não se esqueceu daqueles cidadãos em situação carcerária ou em privação de liberdade. Lamentou tambem o facto de o Namibe, apesar das dificuldades sociais, ainda assim detêm uma das cadeias conhecidas como sendo de triste memoria.