O conhecido activista dos direitos humanos David Mendes demitiu-se da "Associação Mãos Livres".
A sua demissão deve-se ao facto de Mendes ter assumido a presidência do Partido Popular, PP, algo que criou uma incompatibilidade com a sua presidência de uma organização de direitos humanos e que terá sido profundamente explorada por detractores seus.
Implantaram-se naturais desconfianças sobre a idoneidade da Associação, situação que tornou-se necessário debelar, de acordo com fontes internas.
A organização é interinamente dirigida por Salvador Freire, actual Secretário-Geral.
Uma Assembleia deve ter lugar dentro de 90 dias para eleger uma nova direcção, cujo propósito será dar continuidade ao programa.
Freire disse que a saída de David Mendes terá um impacto na organização mas disse que as actividades da mesa não vão parar.
David Mendes é uma das mais conhecidas figuras da luta apelos direitos humanos em Angola tendo julgado um papel proeminente em diversos casos jurídicos através do país
A Associação Mãos Livres é das mais bem sucedidas organizações de defesa dos direitos humanos em Angola.
Fundada em 2000 congrega cerca de 52 pessoas no quadro efectivo entre funcionários administrativos e técnicos.
A organização inscreve no seu estatuto sete objectivos gerais com destaque para a promoção e divulgação das normas jurídicas.
No plano internacional, é membro Observador da Comissão Africana para os Direitos do Homem e dos Povos assim como integra a rede das ONG da SADC.
Pode ouvir a reportagem de Alexandre Neto carregando na barra azul