Moçambique recebeu nota positiva no progresso de boa governação, gestão económica e corporativa.
A avaliação foi feita por uma equipa africana no âmbito do Mecanismo Africano da Revisão de Pares, uma iniciativa integrada na Nova Parceria Económica para o Desenvolvimento de África, NEPAD.
O relatório do MARP foi divulgado hoje em Maputo numa cerimónia televisionada e que juntou a equipa africana do MARP e membros do governo moçambicano, incluindo o presidente Armando Guebuza.
O chefe do Estado manifestou-se satisfeito com a avaliação positiva do seu governo. Armando Guebuza disse que a avaliação positiva do País encoraja a todos os moçambicanos a continuarem a trabalhar em prol do bem-estar.
O mecanismo africano da revisão de pares foi introduzido há cerca de cinco anos pelos líderes africanos defensores da NEPAD, para avaliar o seu desempenho em aspectos de governação, gestão económica e corporativa, democracia e direitos humanos.
A adesão ao mecanismo é voluntária e muitos países africanos são relutantes. Eles consideram que este mecanismo é uma encomenda dos países ocidentais para monitorizarem os africanos. O Zimbabwe e a Líbia são os principais críticos do MARP.