A cidade da Praia acolhe de hoje até Sexta-feira, uma conferência regional sobre “Eleições e Estabilidade na África Ocidental”, que pretende analisar o impacto dos processos eleitorais sobre a estabilidade na África Ocidental.
A conferência é organizada sob a égide do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental, em colaboração com o Governo de Cabo Verde, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Fundo das Nações Unidas para a População.
Participam no evento o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, além de Salou Djibo, antigo chefe de Estado do Níger e o ex-presidente do Gana, John Kufuor.
Além da análise do impacto dos processos eleitorais sobre a estabilidade na África Ocidental, a conferência vai também verificar as implicações da votação na prevenção de conflitos, democracia e construção da paz no continente.
Em debate estão entre outras questões, o financiamento das eleições e das comissões eleitorais, a gestão de conflitos eleitorais, o papel da comunicação social e do sector de segurança, direitos humanos e a questão do género bem como o apoio da ONU e da comunidade internacional aos processos eleitorais.
Esta conferência é apoiada igualmente pela CEDEAO, União Africana, Organização da Francofonia e União Europeia.
Ouça a entrevista de Gita Welch directora do Bureau Regional do PNUD para África Ocidental e Central na Agenda Africana desta semana, ela que aborda os desafios actuais e futuros da democracia em África.