Links de Acesso

EUA: Republicanos votam no Albama e Mississipi


Romney corre risco de "longa marcha" antes de garantir nomeação que é considerada de inevitável

Os eleitores dos estados do Alabama e do Mississipi estãoa votar em eleições primárias Republicanas que, mais uma vez, são tidas como um teste ao apelo do principal candidato presidencial, Mitt Romney, á ala conservadora do partido.

Embora a vitória de Romney como candidato Republicano esteja a consolidar-se peritos afirmam que a sua campanha para garantir a nomeação poderá ser uma “longa marcha” devido ás dificuldades que tem tido em ganhar o apoio da ala mais conservadora do partido.

Os estados do sul, como o Alabama e o Mississipi, são tradicionalmente conservadores e por isso a votação de hoje é vista como um teste a Romney junto desse eleitorado.

As sondagens à opinião publica indicam uma votação renhida em ambos os estados com muuito em jogo para os três principais candidatos republicanos, nomeadamente o antigo governador do Massachussets Mitt Romney, o antigo senador Rick Santorum e o antigo presidente da camara dso representantes Newt Gingrich.

Romney comanda com grande vantagem a contagem de delegados à convenção do Partido Republicanos mas está ainda longe de garantir a sua nomeação.

Romney tem centrado a sua campanha em questões económicas apresentando-se também como o republicano com mais possibildiades de derrotar Barack Obama nas eleições de Novemnbro quandoum candidato republicano terá que ganhar votos de um eleitorado mais vasto.

Tanto Santorum como Gingrich vão tentar abrandar a corrida de Romney para a nomeação. Santorum esté em segundo lugar na contagem de delegados e continua a levantar dúvidas sobre a capacidade de Romney ganhar o apoio dos conservadores americanos.

“Ele fala muito de estar a caminho da vitória e contudo não consegue acabar com a corrida,” disse Santorum.
“Ganhou o Ohio, ganhou Michigan por margens mínimas e em ambos os casos nós não tinhamos os fundos que ele tinha à sua disposição. Mas isso não me preocupa porque somos nós que temos o apoio das bases do partido,” acrescentou.

Já Newt Gingrich que até agora venceu apenas duas eleições primàrias, na Carolina do Sul e na Georgia faz face a uma situação mais difícil. Se não ganhar pelo menos um dos estados em jogo hoje isso poderá fazer aumentar os apelos para que abandone a sua candidatura e deixe Santorum ser a oposição conservadora á candidatura de Romney.

Romney, embora comande a contagem de votos ainda tem menos de metade dos 1.144 delegados precisos para assegurar a nomeação.

Romney tem 455 delegados, Santorum 199 e Ginrich 117.

O facto de na maior parte dos estados em que ainda falta votar serem distribuidos pelos candidatos de modo proporcional aos votos obtidos torna dificil a Santorum e Gingrich apanharem Romney.

Mas John Fortier um analista do Centro de Política Bipartidaria disse que ainda deverá demorar semanas senão mesmo meses antes de Romney ter os candidatos ncessários para garantir a nomeação.

“Mitt Romney será provavelmente o candidato do Partido Republicano mas isso ainda vai demorar algum tempo a garantir,” disse o analista.

“ Há alguns estados que ainda têm que votar nas eleições primárias que não são necessáriamente simpatéticos para com Romney e portanto não penso que isto esteja terminado. Penso no entanto que Romney é aquele com maior favoritismo mas isto deverá ser uma longa marcha e não uma vitória súbita,” acrescentou

O havai tambem vota hoje em eleições primárias de menor importância.

Na corrida está tambem o congressista Ron Paul que ainda não ganhou qualquer das primarias até agora realizadas.

XS
SM
MD
LG