Links de Acesso

É “utópico” falar em negócio no turismo angolano, diz Carlos Bumba


Angola, Benguela
Angola, Benguela

Falta de investimento e aposta em sectores-chave impossibilitam a realização de turismo de massa.

O Presidente da Associação Angolana de Guias Turísticos, Carlos Bumba, refere que apesar de todo o potencial turístico em Angola, é “utópico” falar em negócio neste sector por conta de condições básicas, tais como, as dificuldades de obtenção de divisas e serviços cambias, as complicações de funcionamento da rede de cartões visa e 'mastercard', a instabilidade cambial e a inexistência de eletrificação e canalização de água potável em zonas de interesse turístico.

É “utópico” falar em negócio no turismo angolano, diz Carlos Bumba
please wait

No media source currently available

0:00 0:19:58 0:00


"É muito utópico falar em oportunidades de negócios no sector do turismo. Não temos eletrificação, não temos canalização de água potável, não temos terraplanagem nas zonas de interesse turístico", referiu o especialista.

Acrescentou que só se pode falar de oportunidades de investimento no sector do turismo quando houver uma aposta na educação e saúde, "porque não pode haver turismo e oportunidade se naquela localidade não haver um posto médico ou uma agulha”.

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou recentemente a realização de "um profundo diagnóstico” ao sector do turismo para descobrir por que “razão é que, com todas as condições que Angola tem” o país não consegue ainda “verdadeiramente atrair turistas”.

“O fator guerra está ultrapassado, já lá vão 22 anos, isentamos os vistos aos cidadãos de mais de 90 países, melhorámos o ambiente de negócios, no geral, e mesmo assim o que constatamos na realidade é que não sentimos a mudança necessária no que diz respeito à procura do nosso país como o novo destino turístico”, disse o Presidente.

Para o Chefe de estado angolano, é preciso um trabalho conjunto para uma viragem significativa no quadro do turismo de Angola e sublinhou a importância do turismo para a economia nacional.

Fórum

XS
SM
MD
LG