O principal partido da oposição angolana, a UNITA, interpôs hoje, 24, um recurso à plenária do tribunal constitucional para impugnar a bandeira do recém formada Aliança Patriótica Nacional.
A UNITA alega que a bandeira do partido em causa confunde-se com a sua, o que é proibido pela lei que rege os partidos políticos.
Numa nota de imprensa, a UNITA lamenta que o Dr. Rui Ferreira, Venerando Juiz Presidente do Tribunal Constitucional de Angola, não agiu em conformidade com o citado artigo 15º, nem com a jurisprudência do Tribunal Constitucional na inscrição e registo do Partido Aliança Patriótica Nacional.
Anteriormente o líder da Aliança Patriótica Nacional, Quintino Moreira, tinha rejeitado as declarações de dirigentes da UNITA que o acusam de ter criado um partido com uma bandeira com cores semelhantes às suas.
Moreira disse à VOA que as acusações não têm razão de ser, uma vez que as cores das duas bandeiras não têm nada em comum e que os eleitores da UNITA têm maturidade suficiente para não confundir os dois estandartes partidários.