Secretário de Defesa inicia primeira visita à Europa com foco nas forças americanas aí estacionadas

Pete Hegseth, secretário de Defesa dos Estados Unidos

“Não iremos à Conferência de Segurança de Munique”, diz Hegseth que prefere visitar o EUCOM e o AFRICOM

O secretário de Defesa dos Estados Unidos está na Europa, na sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo,no mês passado.

Pete Hegseth, visitará a Alemanha, Bélgica e Polónia.

Veja Também EUA realizaram ataques aéreos contra Estado Islâmico na Somália, afirma Trump

Em Berlim, o secretário de Defesa deverá visitar a sede do Comando Europeu dos EUA e do Comando Africano dos EUA, para obter atualizações sobre os acontecimentos em ambas as regiões.

Da Alemanha, Hegseth viajará para Bruxelas para a Reunião Ministerial de Defesa da NATO e uma reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia na quarta e quinta-feira.

Veja Também Hegseth vence por pouco a confirmação para se tornar Secretário da Defesa dos EUA

As autoridades de defesa dos EUA dizem que Hegseth deve pressionar os aliados americanos na Europa para aumentarem as suas despesas com a defesa e assumirem um papel de liderança maior nos desafios enfrentados pela Europa.

Espera-se também que faça eco do apelo do Presidente norte-americano, Donald Trump, para um fim diplomático à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está prestes a entrar no seu terceiro ano.

A reunião no dia 16 do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia — um grupo de quase 50 países que se comprometeram a apoiar a Ucrânia nos seus esforços para repelir a Rússia — é a primeira a ter lugar durante a nova Administração Trump e será a primeira liderada pela Grã-Bretanha.

O Ministério da Defesa britânico, em comunicado na quinta-feira, 6, informou que o encontro se concentrará nas "prioridades da Ucrânia, enquanto a comunidade internacional continua a trabalhar em conjunto para apoiar Kyiv na sua luta contra a invasão ilegal dePutin".

O Pentágono, numa declaração antes da visita de Hegseth, disse que além de enfatizar a pressão de Trump por uma resolução diplomática para a guerra, o
secretário de defesa “também irá destacar a necessidade de uma maior liderança europeia na assistência em matéria de segurança à Ucrânia”.

Após as reuniões em Bruxelas, Hegseth deverá viajar para a Polónia para se reunir com os líderes locais e visitar as tropas norte-americanas.

De referir que o secretário da Defesa disse que não irá comparecer na Conferência de Segurança de Munique, realizada anualmente na Alemanha, que se auto-intitula "o principal fórum mundial para debater políticas de segurança internacional", e que começa na sexta-feira, 13.

“Não iremos à Conferência de Segurança de Munique”, disse Hegseth às autoridades de defesa e às tropas numa reunião pública na passada sexta-feira no Pentágono.

“Em vez disso, iremos à Polónia para ver as tropas lá e iremos à Alemanha para ver o EUCOM e o AFRICOM. Eu prefiro muito mais falar com as tropas do que ir a cocktails. Esse é o meu trabalho", disse.

Entretanto, os Estados Unidos estarão representados em Munique pelo vice-presidente J.D. Vance e pelo secretário de Estado Marco Rubio.