Putin diz-se “pronto” para falar com o “corajoso” Trump

  • AFP

Vladimir Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou na quinta-feira, 7, estar “pronto” para dialogar com o “corajoso” Donald Trump, felicitando-o pela sua vitória nas eleições presidenciais norte-americanas.

“Aproveito esta oportunidade para o felicitar”, disse Putin no fórum Valdai, na cidade de Sochi, no sul do país.

Questionado sobre a possibilidade de manter conversações com Trump, o líder russo disse: “Estou pronto”.

Antes da votação nos EUA, Putin disse publicamente que preferia ver Joe Biden, e depois Kamala Harris, na Casa Branca, quando questionado sobre qual seria o melhor candidato para a Rússia.

Mas há muito que Moscovo é vista como acolhedora das credenciais anti-establishment de Trump e do caos que este injectou na política americana e mundial.

Moscovo foi amplamente acusada de interferir nas eleições presidenciais de 2016 para impulsionar a campanha de Trump contra Hilary Clinton. O Kremlin tem repetidamente rejeitado essas acusações.

Na quinta-feira, o líder do Kremlin também disse que ficou impressionado com a forma como Trump se comportou durante uma tentativa de assassinato num comício no início deste ano. “Ele revelou-se uma pessoa corajosa”, disse Putin.

“As pessoas mostram quem são em circunstâncias extraordinárias.É aqui que uma pessoa se revela. E ele revelou-se, na minha opinião, de uma forma muito correta, corajosamente. Como um homem”, disse Putin.