Mais de dois mil professores do ensino geral em Malanje aguardam há mais de cinco anos pela reconversão da carreira, disse o secretário-geral do Sindicato Nacional de Professores(Sinprof) Graça Manuel.
Your browser doesn’t support HTML5
O sindicalista preocupado com as condições sociais e de trabalho dos filiados reclamou da entidade patronal a realização de concursos internos para superar as falhas cometidas, tanto ao nível da direcção provincial e do Ministério da Educação.
Graça Manuel reafirmou que muitos são os filiados com formação académica superior à qualificação actual.
“Deveriam nesse sentido haver um concurso interno de forma que satisfizesse as preocupações destes professores nestas condições”, disse.
Graça Manuel afirmou que o Governo justifica o impasse nas negociações sobre o caderno reivindicativo entregue nos últimos anos devido ao momento “que o país está mergulhado em questões financeiras”.
A conquista do Estatuto da Carreira Docente é uma das maiores realizações do Sindicato Nacional de Professores que ao nível da província de Malanje tém 7.995 filiados e conseguiu construir uma sede própria, actualmente em fase de conclusão.