Presidente da RDC promete criar “Governo de unidade” à medida que o conflito se intensifica

  • AP

Arquivo: Presidente da República Democrática do Congo (RDC).

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC) afirma que vai criar um Governo de unidade, numa altura em que a violência se espalha pelo leste do país e aumenta a pressão sobre a forma como tem gerido a crise.

No sábado, 22, numa das suas primeiras declarações desde que os rebeldes do M23 capturaram grandes cidades no leste da RDC, o Presidente Félix Tshisekedi disse numa reunião da coligação governamental da União Sagrada da Nação que não se deixassem distrair por disputas internas.

“Perdi a batalha e não a guerra. Preciso entrar em contacto com todos, inclusive com a oposição. Haverá um governo de unidade nacional", afirmou Tshisekedi sem dar detalhes sobre o que isso implicaria ou quando aconteceria.

Veja Também Rebeldes M23 chegam ao centro da segunda maior cidade do leste da RDC

Os rebeldes do M23 — os mais proeminentes dos mais de 100 grupos armados que disputam o controlo e a influência no leste da RDC— invadiram a região, tomando cidades importantes e mataram cerca de 3.000 pessoas.

Os rebeldes são apoiados por cerca de 4.000 soldados do vizinho Ruanda, segundo especialistas da ONU, e por vezes prometeram marchar até à capital ds RDC, Kinshasa, a mais de 1.600 quilómetros de distância.

Veja Também EUA aplicam sanções ao Ruanda e ao M23

O Governo da RDC acusou repetidamente o Ruanda de apoiar o grupo rebelde M23, uma alegação que o Ruanda nega.

Kigali acusa a RDC de alistar combatentes étnicos hutus responsáveis pelo genocídio de 1994 da minoria tutsi e hutus moderados no Ruanda.

No sábado, Tshisekedi prestou homenagem aos soldados que foram mortos e prometeu apoiar o exército.

Veja Também Burundi e Uganda posicionam-se à medida que a violência na RDC alastra

O Governo da RDC designou oficialmente o grupo rebelde M23 como uma organização terrorista, enquanto as Nações Unidas e os Estados Unidos o classificam como um grupo rebelde armado.