Presidente da Coreia do Sul diz que vai levantar a lei marcial

  • VOA Português

Protestos na Coreia do Sul

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, afirmou na quarta-feira, 4, que a lei marcial será levantada e as tropas retiradas, horas depois de ter feito a declaração chocante.

“Há instantes, a Assembleia Nacional solicitou o levantamento do estado de emergência e retirámos as forças armadas que estavam destacadas para as operações da lei marcial. Aceitaremos o pedido da Assembleia Nacional e levantaremos a lei marcial através da reunião do Conselho de Ministros”, declarou Yoon num discurso transmitido pela televisão.

Pessoas frente à Assembleia Nacional em Seul, a 4 de dezembro de 2024, depois de o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, ter declarado a lei marcial.

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou a lei marcial na noite de terça-feira. Após o inesperado anúncio televisivo, centenas de pessoas posicionaram-se frente à Assembleia para contestar a decisão do líder coreano. A mais recente decisão de Yeol trouxe festa entre os manifestantes.

Veja Também Presidente da Coreia do Sul declara lei marcial de emergência

Há cerca de 40 anos que a lei marcial era imposta no país. A decisão do presidente surge numa altura em que decorre um debate parlamentar tempestuoso sobre o orçamento.

A taxa de aprovação de Yoon Suk Yeol tem diminuído severamente, estando atualmente abaixo dos 20%.

c/ AFP