O Presidente dos Estados Unidos não fez comentários após o seu encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde, nesta segunda-feira, 2, na ilha do Sal, onde fez uma escala a caminho de Angola.
A Casa Branca destacou, em nota, que Cabo Verde é um "modelo de governação democrática estável".
Em declarações à imprensa depois da partida de Biden, o primeiro-ministro cabo-verdiano classificou de “momento histórico” o facto de, pela primeira vez, um Presidente dos Estados Unidos em exercício ter estado no país.
Veja Também YALI: 10 anos conectando a juventude para transformar África"As perspetivas da continuidade de uma boa relação com os Estados Unidos da América foram aqui evidenciadas e nós somos um parceiro credível, antigo, que já tem uma relação secular com os Estados Unidos da América, partilhando valores importantes da democracia, de um país aberto ao mundo, valores de respeito pelos direitos humanos e pela boa governança”, sublinhou.
Ulisses Correia e Silva destacou ainda que o encontro é o “reconhecimento da democracia cabo-verdiana, da boa governança e da estabilidade no país”.
Para o Chefe o Governo, “no fundo, a segurança no seu conceito amplo, porque o país tem de estar ancorado em boas parcerias e os Estados Unidos da América é um parceiro de excelência, por razões mais que óbvias, acho que qualquer cabo-verdiano consegue identificar que a relação com os Estados Unidos da América é muito especial”, e, nesse sentido, realçou que, por exemplo, nos casos da Ucrânia e do Médio Oriente "todos ambicionam por uma paz durável, sustentável, mas no respeito também daquilo que são os princípios que têm de ser sustentáveis, garantindo o respeito pela soberania dos países, a integridade territorial, respeito pelas regras do multilateralismo e pelo direito internacional”.
O encontro teve a duração de 30 minutos.
"Parceria que se estende por mais de 200 anos", embaixadora americana
Antes, na página da embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, a representante diplomática de Washington escreveu que a "visita do Presidente Biden sublinha a importância profunda da nossa relação bilateral, uma parceria que se estende por mais de 200 anos" e "é um reconhecimento da nossa história partilhada, dos valores comuns e dos laços profundos que unem nossas nações".
Jennifer Adams destacou que o progresso e Cabo Verde "como um país de Rendimento Médio-Baixo reflete um compromisso firme com a governança democrática, os direitos humanos e o estado de direito– valores que os Estados Unidos orgulhosamente compartilham".
Para Adams, "esta visita é uma celebração da nossa longa relação e um reafirmar do nosso compromisso em avançar com os nossos objetivos mútuos, alicerçados nos princípios da democracia e do respeito pela dignidade humana".