Moçambique: Insurgentes promovem "noite de terror" em Chiúre e centenas de pessoas fogem para Nampula

  • VOA Português

Chiúre, Cabo Delgado. (Foto de Arquivo)

Governo de Nampula vai ativar centros para receber deslocados de Cabo Delgado.

Terça-feira, 20, foi uma "noite de terror" em Chiúre, segundo fontes locais. Os insurgentes continuam a avançar em certos distritos da província moçambicana de Cabo Delgado.

Na Estrada Nacional Número Um os insurgentes queimaram um camião de combustível e confrontaram-se com as Forças de Defesa e Segurança no cruzamento para o posto administrativo de Ocua, em Chiúre.

Fontes da Voz da América disseram que grupos armados não identificados decapitaram dois empresários de referência no distrito.

Veja Também CARITAS com falta de meios para ajudar deslocados em Cabo Delgado


A situação causou pânico e obrigou milhares de pessoas a abandonarem as suas casas e a refugiarem-se na vila que, neste momento, está sobrecarregada. Há muitas pessoas a viverem nas ruas.

Ante esses ataques, centenas de pessoas fugiram para a vizinha província de Nampula, mais precisamente no distrito de Erati. O Governo diz que vai ativar centros de acomodação transitórios para essas famílias dada a situação de emergência.

A província de Cabo Delgado tem sido alvo de ataques de insurgentes, que dizem estar ligados ao grupo do Estado Islâmico, desde outubro de 2017. Desde esse período, mais de quatro mil pessoas foram mortas e cerca de um milhão foi deslocada das suas zonas de residência.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) enviou uma missão militar para ajudar as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique a combaterem o terrorismo, juntamente com um contingente do Ruanda.

Está previsto que essa força conjunta, a SAMIM, deixe o país em Julho.

Your browser doesn’t support HTML5

África Agora: Atacando o sul de Cabo Delgado, insurgentes querem “demonstrar que ainda têm força”, Emilia Columbo, analista de segurança