Notícias da República Democrática do Congo dão conta de que o empresário congolês e marido da bilionária angolana Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, morreu nesta quinta-feira, 29 de outubro, no Dubai.
À Voz da América uma fonte familiar disse que Sindika Dokolo morreu por afogamento. Christian Lusakweno, dono da rádio Top Congo FM em Kinshasa, disse à VOA que Sindika Dokolo morreu enquanto fazia mergulho.
Várias entidades políticas congolesas confirmaram igualmente a morte do também ativista, que criou o movimento "Les Congolais Debout".
Em nota enviada às redações, a família agradeceu as mensagens de condolências, dizendo o seguinte: "É com profundo pesar e consternação que a família Dokolo, esposa, filhos, mãe, irmão e irmãs, neste momento de enorme tristeza e dor, lamenta informar o falecimento de Sindika Dokolo, na quinta-feira, 29 de outubro 2020, no Dubai. A família agradece a todos os que expressaram sentimentos de pesar, solidariedade e bondade e que partilham a nossa dor."
Sindika Dokolo nasceu no Congo Democrático em 1972, filho de um banqueiro congolês, Augustin Dokolo Sanu, e de mãe dinamarquesa, Hanne Taabbel, estudou em Paris. Casou-se com Isabel dos Santos, filha mais velha do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
Amante das artes, criou em Angola a Fundação Sindika Dokolo, com o objetivo de promover a arte e a cultura em Angola e não só.
O colecionador de arte viu-se envolvido no escândalo Luanda Leaks com a sua mulher em janeiro.
Também em janeiro deste ano, ele esteve na Voz da América onde falou sobre o combate à corrupção e defendeu a transferência de fundos do Estado a empresas privadas de Isabel dos Santos.
Veja Também Sindika Dokolo defende transferência de fundos estatais a empresas de Isabel dos SantosComunidade congolesa desolada
No Twitter, várias são as mensagens de condolências à família de Sindika Dokolo e de várias esferas da sociedade.
O assistente do Presidente da República Democrática do Congo, Michée Mulumba escreveu: "Foi durante um mergulho que partiu para a eternidade, uma atividade habitual que o afastou da sua luta e dos seus entes queridos".
O famoso cantor Kaysha também partilhou uma mensagem de condolências no Twitter: "Acabo de perder um irmão. Descansa em paz primo. Uma bela alma".
Sindika Dokolo tinha 48 anos.