Malanje: Redução no abuso de prisão preventiva

Malanje - governador interino Manuel Campos

Os órgãos da administração da justiça em Malanje concluíram esta terça-feira que pouco mais de uma dezena de casos de excesso de prisão preventiva foram registados nas três unidades prisionais da região em 2013.

Your browser doesn’t support HTML5

Numero de detidos cai em Malanje - 1:26


O facto foi revelado no termo da quarta reunião daquela instância judicial que dá conta da existência de 938 reclusos detidos, entre eles 639 condenados e 249 detidos, onde “580 na Comarca, 342 na Damba (município de Caculama) e 16 em Cacuso”.

“Constatou-se o facto de existirem no estabelecimento prisional da Comarca cinco reclusos à ordem do Tribunal Provincial de Malanje em excesso de prisão preventiva há mais de um ano”, pontualiza o documento.

A Procuradoria-Geral da República recebeu e despachou no ano transacto 505 processos crimes, com 745 réus presos, assim como instruiu 174 processos crimes, dos quais 57 com arguidos presos e a introdução em juízo 119 outros.

Em relação à sala civil e administrativa o referido órgão recebeu 15 processos, enquanto no espaço criado para os menores só entraram os casos do mesmo fórum.

Para o governador em exercício de Malanje, Manuel Campos que interveio na abertura do encontro, o sector da justiça deve estar cada vez mais disponível ao cidadão.