Cinco templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foram apreendidos e selados pela Procuradoria Geral da República (PGR) nos municípios de Cacuso e Malanje.
Your browser doesn’t support HTML5
O Ministério Púbico, em comunicado, salienta que “a medida tem respaldo no processo-crime que corre trâmites legais junto da Direcção de Combate ao Crime Organizado do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda”.
Os imóveis e os bens existentes no interior foram confiados ao Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na condição de fiel depositário durante o período da instrução do processo.
O acesso ao lugar de culto no município de Cacuso foi limitado na última quinta-feira, 16, confirmou o subprocurador-geral da República na municipalidade, Júnior Manuel Francisco.
Your browser doesn’t support HTML5
“Enquanto o processo estiver a decorrer os cultos ficam suspensos porque não terão acesso aos templos”, disse Francisco para quem o regresso aos cultos “vai depender da sequência da investigação do processo em causa”.
Em junho deste ano, o grupo de pastores angolanos da IURD na região acusou a liderança brasileira de protagonizar vários desvios à norma da congregação.
A IURDE possui quatro templos na cidade de Malanje e um no município de Cacuso e tem mais de cinco centenas de fiéis.