A proposta de criação de fundo de cooperação empresarial a ser analisada na reunião do Conselho de Ministros da CPLP, que acontece esta segunda feira, na ilha do Sal, é pertinente, diz o ministro cabo-verdiano dos negócios estrangeiros e comunidade.
Your browser doesn’t support HTML5
Num exclusivo à VOA, Luís Filipe Tavares disse que o reforço económico empresarial no espaço lusófono contribui para a melhoria do ambiente de negocio e condições de vida nos países da Comunidade.
"O objectivo é reforçar a cooperação económica na CPLP e ajudar à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento sustentável dos diferentes estados membros," disse Tavares.
De acordo a proposta, o fundo a ser criado teria participações públicas e privadas dos Estados membros, podendo abrir espaço a associação de países observadores da Comunidade.
Para o presidente da Câmara de Comercio de Barlavento a iniciativa é louvável, porquanto entende que a CPLP não deve ser um espaço apenas para encontro de políticos, mas sim uma comunidade aberta à sociedade civil.
Belarmino Lucas espera que o fundo venha a funcionar com critérios bem estabelecidos, e esteja disponível em tempo útil para ajudar o financiamento dos sectores empresariais que forem definidos.