A pandemia do coronavírus atrapalhou a vida de muitos jovens, principalmente guineenses que estavam à procura de uma oportunidade para estudar em Portugal. Vários já haviam passado por um concurso seletivo e tinham bolsas de estudos garantidas.
A pandemia atrasou, mas não irá impedir que o sonho deles seja interrompido. Em entrevista à Voz da América, o promotor de protocolos de cooperação, Vladimir de Pina, disse que está trabalhando para solucionar o problema dos estudantes guineenses que não conseguiram ir a Portugal e praticamente perderam um ano de estudo por causa do COVID-19. Ele deve ir à Guiné nos póximos dias.
Pina, que tem licenciatura em gestão turística e mestrado em turismo de interior e gestão para desenvolvimento e sustentabilidade, explicou que os jovens da Guiné-Bissau têm acesso a cursos profissionais e técnicos em Portugal e precisam ter idade entre 19 e 29 anos para poder participar dos acordos de cooperação. Os estudantes recebem todo o tipo de ajuda, incluindo moradia e organização dos documentos.
Your browser doesn’t support HTML5