O presidente dos Estados Unidos Joe Biden mantem hoje conversações telefónicas com diversos dirigentes de países do Medio Oriente sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
Veja Também Biden declara que o apoio a Israel e à Ucrânia é "vital" para a segurança dos EUAO Conselheiro Nacional de Segurança Jake Sullivan disse que os Estados Unidos vão continuar com os seus contactos diplomáticos acrescentando que Washington quer que todos os americanos na faixa de Gaza deixem o território.
Não foram dados outros pormenores.
Sullivan disse por outro lado que Israel tem a responsabilidade de proteger vidas inocentes em Gaza.
Em entrevistas a diversos canais de televisão Sullivan disse que os Estados Unidos continuam a discutir com Israel questões relacionadas com a ajuda humanitária, a distinção entre terroristas e civis inocentes e como é que Israel pensa levar a cabo a sua operação militar.
Veja Também Israel "avança em fase da guerra" com ataques a túneis e bunkers“Nós acreditamos que a cada hora a cada dia desta operação militar as forças de defesa israelitas devem usar de todos os meios ao seu dispor para distinguir os terroristas do Hamas que são alvos legítimos de civis que não são”, disse.
Israel expandiu a sua operação terrestre em Gaza e aviões bombardearam centenas de alvos através do território .
As forças de defesa israelitas disseram ter atingido mais de 450 alvos militares do Hamas incluindo centros de comando, postos de observação e locais de lançamento de mísseis antitanque.
Veja Também Mais ajuda chega a Gaza, mas a ONU alerta para a iminente escassez de combustívelO ministério da defesa israelita disse entretanto que o seu país vai permitir um aumento dramático da ajuda humanitária aos civis de Gaza.
Hoje Israel foi de novo atacada com mísseis disparados pelo Hamas que disse ter atingido a cidade de Tel Avive