Links de Acesso

Israel "avança em fase da guerra" com ataques a túneis e bunkers


Artilharia móvel israelita perto da fronteira com Gaza, 28 outubro 2023
Artilharia móvel israelita perto da fronteira com Gaza, 28 outubro 2023

Forças de Defesa de Israel dizem ter morto importante operativo do Hamas, enquanto multiplicam-se pedidos de pausa na guerra para entrega de ajuda humanitária

Aviões de guerra israleitas bombardearam túneis e bunkers subterrâneos do Hamas no norte da Faixa de Gaza, desde a noite de ontem, disseram autoridades militares na manhã deste sábado, 28, como parte de um ataque terrestre e aéreo ampliado contra os líderes e combatentes do Hamas, após o ataque terrorista do grupo palestiano a 7 de outubro.

As Forças de Defesa de Israel (IDF, nas siglas em inglês) informaram que caças atingiram dezenas de alvos subterrâneos e destruíram importantes infraestruturas de comunicação, o que provocou um apagão que impediu as comunicações no território de 2,3 milhões de residentes e o exterior.

“As forças ainda permanecem no campo e continua a guerra” disse o contra-almirante Daniel Hagari.

Entretanto, em posts divulgados na plataforma X, ex-Twitter, o exército indicou que “durante a noite, os caças das IDF atingiram Asem Abu Rakaba, o chefe da força aérea do Hamas”.

“Ele participou do planejamento do massacre de 7 de outubro, comandou os terroristas que se infiltraram em Israel em parapentes e foi responsável pelos ataques de drones aos postos das IDF”, lê-se num dos posts.

O porta-voz Avichay Adraee escreveu no X que as IDF estavam “a atacar a fonte do lançamento de míssieis”.

Violência israelo-palestina continua
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

EUA pedem proteção de civis

Entretanto, hoje, o Hamas prometeu enfrentar os ataques israelitas com “força total”.

As brigadas al-Qassam, um braço armado do Hamas, disseram que seus combatentes estavam em confronto com tropas israelitas na cidade de Beit Hanoun, no nordeste de Gaza, e na área central de Al-Bureij.

Em Telavive, Biden fica do lado de Israel na explosão no hospital de Gaza
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:14 0:00

Por outro lado, o contra-almirante Daniel Hagari revelou que Israel irá permitir que camiões com alimentos, água e remédios entrem em Gaza neste sábado, indicando uma possível pausa nos bombardeamentos, através da fronteira com o Egito, por onde pequenas quantidades de ajuda têm chegado.

Entretanto, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, pediu na sexta-feira, 27, ao ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, que considere a proteção dos civis em Gaza e instou-o a permitir que a ajuda humanitária entre nno teritório.

Em comunicado, o Pentágono afirma que os dois dirigentes discutiram as operações de Israel em Gaza e que Austin "sublinhou a importância de proteger os civis durante as operações" das forças israelitas, insistindo junto de Gallant na "urgência" de fazer chegar a ajuda humanitária aos civis em Gaza.

Pedidos de ajuda humanitária

Em Nova Iorque, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos alertou hoje para “consequências possivelmente catastróficas” de operações terrestres em grande escala na Faixa de Gaza.

"Dada a forma como as operações militares foram conduzidas até agora, no contexto da ocupação de 56 anos, estou a dar o alarme sobre as consequências possivelmente catastróficas das operações terrestres em grande escala em Gaza e o potencial para milhares de mais civis morrer", disse Volker Turk, quem concluiu que “a violência contínua não é a resposta”.

Também neste sábado, o Presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sissi, apelou à entrega de ajuda humanitária a Gaza e disse que o seu Governo está a tabalhar para a libertação demreféns, sem fornecer mais detalhes.

Fórum

XS
SM
MD
LG