A aliança Covax, dirigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fez nesta quarta-feira, 24, a sua primeira entrega internacional de vacinas contra a Covid-19 ao governo do Gana.
O país africano foi o primeiro a receber, até ao momento, parte da remessa enviada pelo Instituto Serum da Índia, cerca de 600 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.
Mais de 80 mil pessoas do Gana, numa população de cerca de 29,7 milhões de habitantes, já foram infectadas pelo coronavírus e, pelo menos, 580 morreram por complicações com a doença.
Veja Também COVID-19: Moçambique chega a 606 mortos e São Tomé e Príncipe tem quatro vítimas mortais num diaEm comunicado, a representante do Unicef em Acra, Anne-Claire Dufay afirmou que “a única maneira de sair desta crise é garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos”
O consórcio Covax fez acordos com os fabricantes para a compra de 2 biliões de doses em 2021, com a opção de aumentar o pedido para mais um bilião de vacinas.
Os cinco países africanos de língua portuguesa e o Brasil vão receber, no total, 14 milhões de doses da vacina da Covax.
Your browser doesn’t support HTML5