O Presidente moçambicano pediu a congressistas norte-americanos que intercedam junto do Governo de Barack Obama para manter a ajuda ao sector da Saúde no país.
O pedido foi feito num encontro queFilipe Nyusi manteve nesta quarta-feira, 5, com seis senadores norte-americanos, em representação dos partidos Democrata e Republicano, nomeadamente, Bob Goodlatte, (Repblicano do Estado da Virgínia), Blake Ferenthold (Republicano do Estado do Texas), Doug Collins (Republicano do Estado da Geórgia), Mark Sanford (Republicano do Estado da Carolina do Sul) e Henry Cuellar (Democrata do Estado do Texas).
Your browser doesn’t support HTML5
Para Filipe Nyusi a ajuda americana, que através do chamado PEPFAR, providencia tratamento gratuito a muitos moçambicanos que vivem com o HIV e Sida e a Tuberculose, é vital para grande parte da população.
Durante o encontro que manteve com os senadores, a questão da paz e estabilidade também esteve em cima da mesa.
Filipe Nyusi disse na ocasião estar certo do apoio dos Estados Unidos para este desafio.
"O empresariado americano há-de pressionar-vos para que Moçambique viva em paz, porque eles estão a investir, os investimentos que têm aqui são grandes e só a paz pode ajudar no desenvolvimento do país", afirmou Nyusi.
Os senadores americanos deverão manter encontros com representantes de partidos políticos e das organizações da sociedade civil.
Refira-se que este pedido acontece no momento em que Moçambique está a sofrer grandes restrições orçamentais, resultantes da suspensão do apoio de parceiros internacionais devido à descoberta das chamadas “dívidas ocultas”.
Enquanto procura restaurar a confiança junto da comunidade internacional, o Governo moçambicano continua a desdobra-se em apelos para que a suspensão do apoio dos doadores não atinja os sectoriais sociais.