Fala África: Mavi Oliveira e Silvia Ferreira querem trasnformar vidas através da construção sustentável em Moçambique

  • Danielle Stescki

Montagem com Mavi Oliveira e Silvia Ferreira ao lado da casa modelo feita de blocos Baraçarana.

Mavi Oliveira, pastor da Igreja Elevo em Maputo, é o fundador do Humanitarian Aid Group (HAG). Juntamente com o designer e paisagista Daniel Sarchiolo, Mavi criou a “Mobilize Já”, uma organização não governamental dedicada a construir uma rede de networking em diversas áreas para ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos.

Com quase uma década de experiência no campo missionário, Mavi tem sido uma voz inspiradora em Moçambique. Recentemente casado com Silvia Ferreira, uma influente economista e empreendedora com uma impressionante trajetória internacional, eles têm trabalhado incansavelmente para transformar comunidades em Moçambique através de iniciativas humanitárias e projetos inovadores de construção sustentável.

Your browser doesn’t support HTML5

Fala África: Do Brasil para Moçambique - a jornada de Mavi Oliveira

Humanitarian Aid Group (HAG)

Fundado em 2014, o HAG nasceu da percepção de Mavi sobre a necessidade de assistência em Iaras, uma região vulnerável no interior do estado de São Paulo, Brasil. Ele passou três anos a trabalhar naquela região onde conheceu Daniel Sarchiolo, que também estava envolvido em projectos sociais com orfanatos e abrigos. Mavi percebeu a necessidade de ir além de simplesmente fornecer alimentos e realizar cultos, então criou o grupo "Mobilize Já" dentro do HAG. Essa iniciativa formou uma rede de empresários e pessoas comuns para apoiar projectos que visavam transformar comunidades inteiras.


Expansão para Moçambique

O trabalho de Mavi e Daniel começou em Iaras, São Paulo. Em 2020, Mavi leu uma matéria no site da Voz da América sobre a região norte de Moçambique.

“Eu vi uma matéria que você entrevistou um jovem chamado Sérgio Feliciano Alberto, que era um jovem naquela época sem estrutura nenhuma, mas com coração em fazer algo em prol da sua cidade, em prol do seu país, e eu acabei por me conectar com ele. Foi assim que começou a minha ponte com Moçambique.”

Essa conexão levou Mavi a expandir o alcance do HAG, passando a conhecer outras províncias de Moçambique e a ajudar pessoas necessitadas, especialmente em desastres naturais. “Quando passou um ciclone na região da Beira, eu comecei de alguma forma a ajudar do Brasil.” Em 2023, ele decidiu mudar-se para Moçambique, onde conheceu Silvia Ferreira, a sua atual esposa.

Your browser doesn’t support HTML5

Fala África: Mavi Oliveira e Silvia Ferreira querem transformar comunidades em Moçambique

Projeto de construção sustentável com o bloco Baraçarana

Um dos projectos mais inovadores liderados por Mavi e Silvia é a construção de casas modelo utilizando o bloco ecológico Baraçarana. Desenvolvido por Silvia, o bloco Baraçarana significa "abraços".

"Eles não precisam de cimento na sua liga. A construção pode ser feita em até 60 dias. Eu digo que o nosso bloco não é pesado. Ele é resistente... Então é um bloco altamente resistente para esse tipo de habitação, para desastres naturais, para as regiões de guerra."


Formação e treinamento para o uso dos blocos

Na Cosini, empresa de construção civil em Moçambique dirigida por Silvia, há um forte foco na formação de jovens para trabalhar com o bloco Baraçarana. Utilizando uma máquina especial para fabricar os blocos, que não precisam ser cozidos em forno, a Cosini oferece treinamento específico para a construção com essa tecnologia inovadora. A mobilidade da máquina permite que a produção dos blocos seja levada para qualquer região onde haja areia adequada.


Colaboração com entidades internacionais

O projeto ganhou interesse de várias entidades internacionais, como a ONU, a OIT e a ONU Habitat. Actualmente, Mavi e Silvia finalizaram uma casa modelo na região da Catembe, onde está localizado o estaleiro de produção dos blocos. A casa pode ser construída entre 40 a 60 dias, oferecendo uma solução rápida e digna para áreas afectadas por desastres naturais e conflitos.

Benefícios económicos e sustentáveis
O bloco Baraçarana apresenta benefícios económicos significativos, pois não utiliza cimento na sua liga e não requer reboco, reduzindo os custos de construção. Esse bloco oferece uma alternativa económica e sustentável para a construção de habitações, proporcionando um excelente custo-benefício.


Experiência internacional e contribuições

Silvia Ferreira, com a sua vasta experiência no sector corporativo e social, contribui significativamente para os projectos do HAG. Utilizando recursos locais, como a areia para fabricar o bloco Baraçarana, Silvia alinha as suas iniciativas de sustentabilidade com as necessidades básicas das comunidades. A sua experiência internacional em países como a Bélgica mostra que a resiliência na construção é uma necessidade global.

A história de Mavi Oliveira e Silvia Ferreira é um exemplo inspirador de como a dedicação e o trabalho colaborativo podem transformar comunidades, proporcionando soluções sustentáveis e dignas para quem mais precisa.